Produção de conhecimento em saúde na pesquisa clínica: contribuições teórico-práticas para a formação do docente

Claudia Teresa Vieira de Souza, Dinair Leal da Hora

Resumo


O presente manuscrito destina-se à apresentação de algumas ações desenvolvidas no projeto de ensino na área de saúde que têm realizado importantes contribuições teórico-práticas para a formação de docentes e para o ensino superior em saúde, no contexto de um programa de pós-graduação em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas, destacando a base teórica nos princípios da educação emancipatória de Paulo Freire. Assim, apresentamos experiências que vêm fortalecendo esse programa, não somente no que se refere à qualificação e ao aperfeiçoamento profissional para o Sistema Único de Saúde, mas também na melhor compreensão da produção do conhecimento na área da saúde. Nossa intenção é divulgar tais iniciativas inspiradas em pressupostos freireanos e na cooperação internacional, com foco na pós-graduação.


Palavras-chave


Produção de Conhecimento em Saúde. Práticas Educativas em Saúde. Formação Docente

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DOI: http://dx.doi.org/10.21713/2358-2332.2014.v11.566