Produção de conhecimento em saúde na pesquisa clínica: contribuições teórico-práticas para a formação do docente

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

O presente manuscrito destina-se à apresentação de algumas ações desenvolvidas no projeto de ensino na área de saúde que têm realizado importantes contribuições teórico-práticas para a formação de docentes e para o ensino superior em saúde, no contexto de um programa de pós-graduação em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas, destacando a base teórica nos princípios da educação emancipatória de Paulo Freire. Assim, apresentamos experiências que vêm fortalecendo esse programa, não somente no que se refere à qualificação e ao aperfeiçoamento profissional para o Sistema Único de Saúde, mas também na melhor compreensão da produção do conhecimento na área da saúde. Nossa intenção é divulgar tais iniciativas inspiradas em pressupostos freireanos e na cooperação internacional, com foco na pós-graduação.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Claudia Teresa Vieira de Souza Instituto Nacional de Infectologia/fundação Oswaldo Cruz
  • Dinair Leal da Hora Instituto Nacional de Infectologia/fundação Oswaldo Cruz
Biografia
Claudia Teresa Vieira de Souza, Instituto Nacional de Infectologia/fundação Oswaldo Cruz
Pós-doutora em Sociologia da Saúde pelaUniversidade de Coimbra/Portugal, doutora em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz, Rio deJaneiro, pesquisadora titular em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz,docente do Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosasdo Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas e Programa de PósGraduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz.
Dinair Leal da Hora, Instituto Nacional de Infectologia/fundação Oswaldo Cruz
Pós-doutora emeducação pela Universidade de São Paulo, pós-doutora em Sociologia das Organizações Educativas pela Universidadedo Minho, Braga-Portugal, doutora em Educação pela Universidade Estadual deCampinas, analista de Gestão em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz, docente do Programa de Pós-Graduação em PesquisaClínica em Doenças Infecciosas do Instituto Nacional de Infectologia EvandroChagas.
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

SOUZA, C. T. V. de; HORA, D. L. da. Produção de conhecimento em saúde na pesquisa clínica: contribuições teórico-práticas para a formação do docente. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 11, n. 26, 2015. DOI: 10.21713/2358-2332.2014.v11.566. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/566. Acesso em: 27 abr. 2024.

Seção

Relato de Experiências Inovadoras

Publicado:

jan. 16, 2015
Palavras-chave:

Production of Health Literacy. Educational Practices in Health. Teacher Training. Producción del Conocimiento en Salud. Prácticas Educativas en Salud. Formación del Docente. Produção de Conhecimento em Saúde. Práticas Educativas em Saúde. Formação Docente