A formulação dos objetivos de pesquisa na pós-graduação em Educação: uma discussão necessária

Priscila Larocca, Ademir José Rosso, Audrey Pietrobelli de Souza

Resumo


O artigo discute a formulação dos objetivos de pesquisa nas dissertações de mestrado em Educação. Foram analisados 111 objetivos de pesquisa de 45 dissertações cujos temas mantinham relações com a educação escolar. Trata-se de uma pesquisa documental metaanalítica com tratamento das informações mediante a análise de conteúdo. Os objetivos foram classificados em: compreensivos, avaliativos, propositivos, descritivos, objetivos-meio e objetivos generalistas. A análise das informações indicou: a prevalência dos objetivos compreensivos, avaliativos e propositivos; que mais de 30% dos objetivos analisados não se constituem no estrito senso em objetivo de pesquisa; a fragilidade dos manuais de metodologia de pesquisa sobre o assunto.


Palavras-chave


objetivos de pesquisa. produção acadêmica. pósgraduação. pesquisa. educação superior.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.21713/2358-2332.2005.v2.62