Profissionais em Gestão da Pós-Graduação: perfil, competências e atividades na percepção dos secretários dos programas de pós-graduação em Educação

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

O artigo discute a atuação dos secretários de programas de pós-graduação em Educação, um tema relevante para a gestão da pesquisa no Brasil e ainda pouco estudado. A realização do VIII Fórum de Secretários(as) de Pós-Graduação em Educação da Região Sul permitiu a realização desta pesquisa. Como recurso metodológico, foi desenvolvido um questionário com questões fechadas sobre a identificação (gênero, idade, escolaridade), os conhecimentos necessários para o exercício da profissão, as atividades desenvolvidas e as condições de trabalho do respondente; a questão aberta versava sobre a satisfação dos secretários com sua função e com a instituição. Como resultado, constatou-se a complexidade da atuação dos secretários e a necessidade de qualificação desses profissionais para viabilizar o aperfeiçoamento do trabalho administrativo da pós-graduação em Educação.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Silvia Adriana da Silva Soares Centro Universitário La Salle - Unilasalle
  • Evaldo Luis Pauly Centro Universitário La Salle - Unilasalle
Biografia
Silvia Adriana da Silva Soares, Centro Universitário La Salle - Unilasalle

Graduada em Pedagogia pelo Unilasalle (2011) e Especialização em MBA Gestão Empresarial (2015). Atua como secretária do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário La Salle.

Evaldo Luis Pauly, Centro Universitário La Salle - Unilasalle
Mestre em Teologia pela Escola Superior de Teologia de São Leopoldo/RS (1993). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Coordenador do Programa de Pós graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - do Centro Universitário La Salle - UNILASALLE de Canoas/RS. Coordenador pela Região Sul do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd (2014-2016).
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

DA SILVA SOARES, S. A.; PAULY, E. L. Profissionais em Gestão da Pós-Graduação: perfil, competências e atividades na percepção dos secretários dos programas de pós-graduação em Educação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 12, n. 28, 2015. DOI: 10.21713/2358-2332.2015.v12.768. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/768. Acesso em: 19 abr. 2024.

Seção

Estudos

Publicado:

set. 22, 2015
Palavras-chave:

Secretaria da Pós-Graduação. Perfil dos Secretários. Gestão da Pós-Graduação. Secretaria de Posgrado. Perfil de los Secretarios. Gestión de Posgrado. Post-Graduation’s Secretary. Profile of the Secretaries. Post-Graduation Management.