O Programa Nacional de Cooperação Acadêmica – PROCAD na visão dos avaliadores de projetos

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Este artigo teve como propósito apresentar e analisar as percepções, as críticas e as sugestões dos consultores que participaram de processos avaliativos no âmbito do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad), tanto na submissão de propostas quanto na avaliação intermediária dos projetos em andamento, visando contribuir para o aprimoramento do programa. A pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa foi realizada mediante consulta, por correio eletrônico, enviada aos integrantes da comissão de avaliação de projetos Procad. O questionário foi composto por 15 quesitos de natureza qualitativa, abrangendo 13 questões fechadas e duas abertas, relativas aos objetivos e às características do programa. Com base neste estudo, foi possível compreender que a institucionalização de um sistema de avaliação contínua para o Procad poderia contribuir para o aprimoramento do programa e para a criação de novas ações voltadas ao desenvolvimento da pós-graduação. A implantação de medidas aqui sugeridas também proporcionaria melhorias ao Procad.

 

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Elci Vieira de Moura Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Ivan Rocha Neto Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Biografia
Elci Vieira de Moura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Mestre, Ciências Ambientais (Política e Gestão em Ciência e Tecnologia), Universidade de Brasília - Unb, Doutoranda em Educação em Ciências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Analista em Ciência e Tecnologia, CAPES.
Ivan Rocha Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Doutor, Eletrônica, University of Kent at Canterbury (Reino Unido), docente colaborador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

MOURA, E. V. de; ROCHA NETO, I. O Programa Nacional de Cooperação Acadêmica – PROCAD na visão dos avaliadores de projetos. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 12, n. 29, 2016. DOI: 10.21713/2358-2332.2015.v12.846. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/846. Acesso em: 20 abr. 2024.

Seção

Estudos

Publicado:

jun. 6, 2016
Palavras-chave:

Avaliação. Capes. Cooperação Acadêmica. Procad. Assessment. CAPES. Academic Cooperation. PROCAD. Evaluación. CAPES. Cooperación Académica. PROCAD.