Produção científica indexada na base Web of Science na área de Neurociências e Comportamento relacionada com o tema Educação

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

O presente trabalho faz uma análise cientométrica da área de Neurociências e Comportamento relacionada com o tema Educação, cobrindo dados quali-quantitativos da produção científica no Brasil e no mundo. O estudo abrange o período de 1945 a 2014 para os dados mundiais e, para o Brasil, de 1990 a 2014, além de dados dos grupos de pesquisa do CNPq, e da pós-graduação na área da Capes. Foi possível constatar significativo crescimento do número de artigos publicados no mundo e no Brasil. Não obstante, os dados brasileiros são ainda pouco expressivos no número de publicações, no índice de colaboração internacional e no número de grupos de pesquisa, de pesquisadores e de recursos humanos (pós-graduação). Como dado positivo, foi constatada forte interação entre os grupos de pesquisa das instituições brasileiras, o que indica percepção da importância do tema no Brasil.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Cristina Haeffner Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Jorge Almeida Guimarães Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Biografia
Cristina Haeffner, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Bacharel em Biblioteconomia, aluna de mestrado do Programa pós-graduação em Química da Vida e Ciências da Saúde (PPGQVS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Bolsista do programa Pronametro do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Jorge Almeida Guimarães, Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Doutor em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Professor do Programa pós-graduação em Química da Vida e Ciências da Saúde (PPGQVS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pesquisador do Centro de Biotecnologia da UFRGS.
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

HAEFFNER, C.; GUIMARÃES, J. A. Produção científica indexada na base Web of Science na área de Neurociências e Comportamento relacionada com o tema Educação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 12, n. 29, 2016. DOI: 10.21713/2358-2332.2015.v12.852. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/852. Acesso em: 19 abr. 2024.

Seção

Estudos

Publicado:

jun. 6, 2016
Palavras-chave:

Scientific Production. Neuroscience. Education. Scientific Production Indicators. Producción Científica. Neurociencias. Educación. Indicadores de Producción Científica. Produção científica. Neurociências. Educação. Indicadores de produção científica.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)