O ensino de tecnologia de reatores nucleares em um programa de pós-graduação de Engenharia Multidisciplinar

Amir Zacarias Mesquita, Fernando Soares Lameiras, Maximiliano Delany Martins

Resumo


Este artigo descreve as atividades desenvolvidas e as inovações efetivadas na linha de pesquisa em reatores nucleares em um programa de pós-graduação multidisciplinar, o programa de pós-graduação do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear, da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CDTN/CNEN), em Belo Horizonte. O curso possui mestrado e doutorado (stricto sensu) e abrange as áreas de ciência e engenharia de materiais, física e química da matéria condensada, física e biologia na saúde, geociências e tecnologia mineral e aplicações de técnicas nucleares. Os cursos inerentes ao programa são ministrados em um centro de pesquisa de tradição nuclear que, apesar de possuir um reator nuclear em suas instalações, não tinha uma área de pesquisa em tecnologia de reatores. Com a possível retomada das atividades em Engenharia Nuclear no Brasil, criou-se uma nova área de concentração em tecnologia de reatores nucleares. Assim, os alunos do programa, que majoritariamente não são especialistas em energia nuclear, poderão ter noções sobre essa área, permitindo-lhes orientarem-se na terminologia relacionada com a energia nuclear e as possíveis aplicações, no âmbito de suas formações.


Palavras-chave


Reator Nuclear. Pós-Graduação. Ensino. Termo-Hidráulica. Neutrônica. Engenharia Nuclear.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.21713/2358-2332.2015.v12.866