A construção da autoria na aprendizagem online: um desafio da pós-graduação

Eleonora Jorge Ricardo, Lúcia Regina Goulart Vilarinho

Resumo


A construção da autoria ainda é um problema em cursos de pós-graduação. Tal fato nos levou a investigar em que medida uma sala de aula virtual pode estimulá-la. O estudo contou com a participação de alunos e docentes de um curso de especialização, que teve 60% de sua carga horária online. Foram utilizados questionário, entrevista e observação de campo, esta última incidindo sobre o ambiente virtual de aprendizagem. Os resultados do estudo foram discutidos à luz de teóricos que tratam da autoria: Foucault (1992; 2004) e Bahktin (2002; 2003); e de práticas educacionais que a favorecem, descritas por Cassany (2004) e Palloff e Pratt (2004). A pesquisa evidenciou que a construção da autoria se manifestou especialmente no fórum de discussões e no trabalho final, realizado sob a forma de um Plano de Negócios.


Palavras-chave


Educação à distância. Sala de aula virtual. Construção da autoria.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.21713/2358-2332.2006.v3.96