Revisão por pares e produtivismo acadêmico sob a ótica de avaliadores de artigos de periódicos em Administração

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Em uma cultura de produtivismo, marcada pela valorização da publicação de artigos científicos, o tema da revisão por pares ganha relevância. O objetivo deste estudo foi refletir sobre como o produtivismo é visto pelos avaliadores de artigos científicos da área de Administração, sob a luz de três objetivos específicos: identificar as motivações e influências externas do porquê professores atuam como revisores, entender sua avaliação acerca do sistema de revisão por pares no Brasil, e identificar as possíveis causas por eles atribuídas ao produtivismo. A abordagem do estudo foi qualitativa tendo como procedimento básico a análise de conteúdo de 11 entrevistas com avaliadores experientes. Os resultados apontam mais críticas que elogios à revisão por pares, recomendações de aperfeiçoamento e a associação entre a avaliação da Capes com o produtivismo.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Helena Belintani Shigaki Universidade Federal de Minas Gerais
  • Roberto Patrus Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Biografia
Helena Belintani Shigaki, Universidade Federal de Minas Gerais
Doutoranda em Administração (UFMG), Mestre em Administração (PUC Minas - 2014), Especialista em Gestão Estratégica de Marketing (IEC/ PUC Minas - 2012) e Graduada em Administração (PUC Minas - 2010). Professora visitante nos cursos de Graduação em Administração e Sistemas de Informação na PUC Minas e, na Pós-graduação do UNI-BH. Pesquisadora do 'Núcleo de Pesquisa, Ensino em Marketing e Estratégias de Operações' da UFMG. Tem experiência em lecionar disciplinas de Marketing, tais como: Comportamento do Consumidor, Planejamento e Elaboração de Projetos e, Gestão Estratégica de Marketing dos cursos de Graduação em Administração e Graduação Tecnológica em Marketing (Centro Universitário UNA), Análise e Estratégia de Mercado e, Gestão da Informação (PUC-Minas), Branding e Comunicação (Pós-graduação UNIBH) e Pesquisa Qualitativa (Pós-graduação Unileste). Foi orientadora de Projetos Aplicados Interdisciplinares (Centro Universitário UNA); e de Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-graduação UNIBH).
Roberto Patrus, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Pesquisador Mineiro - FAPEMIG, Doutor em Filosofia pela Universidad Complutense de Madrid, título revalidado no Brasil, na UFRGS, como equivalente a Doutor em Administração. Professor do Doutorado e Mestrado em Administração da PUC Minas, onde leciona desde 1989 e é responsável as disciplinas de Ética nos Negocios e Filosofia na graduação de Administração. Coordenador do GEPEAD - Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Administração e Didática e vice coordenador do NUPEGS, Nucleo de Pesquisa em Etica e Gestão Social. Professor visitante da Universidad de Medellin e da EAFIT, ambas Universidades da Colômbia. Mestre em Administração pela UFMG, psicólogo formado pela UFMG e filósofo pela PUC Minas. Também atua como consultor na área de ética nos negócios. Autor de vários livros e artigos, é palestrante na área de Ética, Didática, Felicidade, Ética nos Negócios, Responsabilidade Social e Educação.
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

SHIGAKI, H. B.; PATRUS, R. Revisão por pares e produtivismo acadêmico sob a ótica de avaliadores de artigos de periódicos em Administração. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 13, n. 31, 2017. DOI: 10.21713/2358-2332.2016.v13.960. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/960. Acesso em: 19 abr. 2024.

Seção

Estudos

Publicado:

fev. 17, 2017
Palavras-chave:

Peer Review. Academic Productivity. Reviewers. Journals. Revisión por Pares. Productivismo Académico. Evaluadores. Revistas. Revisão por Pares. Produtivismo Acadêmico. Avaliadores. Periódicos.