Anúncios


Notícias


RBPG reabre sistema para submissão de novos artigos

2024-02-29

A Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG) volta ao fluxo normal de publicação com a reabertura do sistema na próxima segunda-feira, 4 de março. A submissão de novos artigos via sistema para a composição da nova edição da Revista já poderá ser realizada a partir desta data.

Os artigos já submetidos continuam em pleno funcionamento, assim como o envio de mensagens e o acesso aos artigos já publicados. A Equipe da RBPG aproveita para convocar toda comunidade acadêmica para divulgar seus artigos em um periódico que promove a ampla discussão sobre a pós-graduação no Brasil e seus desafios.









Edição n. 39 recebe novos artigos aprovados

2023-08-28

Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG), com a edição volume 18, nº 39, relativa ao primeiro semestre de 2022, trouxe uma importante novidade: a publicação se tornou de fluxo contínuo, ou seja, os artigos vão sendo publicados à medida que vão sendo aprovados. Dessa forma, oito novos artigos completam a edição n. 39.
Após alguns ajustes no sistema Open Journal Systems (OJS) de submissão de artigos a RBPG começa a voltar ao seu fluxo natural, mas ainda afeta a submissão de novos artigos científicos no sistema via internet (https://rbpg.capes.gov.br). A submissão de novos artigos voltará ao seu funcionamento normal já no próximo mês, em setembro. Os artigos já submetidos, no entanto, continuam em pleno funcionamento no sistema e, por isso, não sofrerão qualquer impacto, assim como o envio de mensagens e o acesso aos artigos já publicados.

Agradecemos a compreensão e boa leitura!

Equipe da RBPG









Nova edição da Revista Brasileira de Pós-Graduação relativa a 2021

2022-06-10

Com o lançamento do volume 17, nº 38, relativa ao segundo semestre de 2021, a RBPG saúda a CAPES pela passagem de seus 70 anos. Lançado no momento em que a Revista Brasileira de Pós-Graduação se prepara para aprimorar suas atividades, com o objetivo de oferecer maior agilidade na comunicação com a comunidade acadêmico-científica e de conceder mais espaço para o acesso à pesquisa. Composta por nove artigos, esta edição apresenta uma variedade de assuntos abordados, tais como: perfil e formação de docentes, impactos da pandemia na pós-graduação, cooperação internacional com países africanos, além da avaliação e impacto social dos programas de pós-graduação. São temas atuais e relevantes, que se inserem nas políticas de fomento ao Sistema Nacional de Pós-Graduação, que inclui a formação e a pesquisa em ciência e tecnologia.



Alteração do calendário do Edital nº 18/2022 com prorrogação de submissão de artigos

2022-05-04

Por demanda da comunidade acadêmica a Capes alterou o Edital nº 18/2022 que trata da edição comemorativa ao Dia Internacional da Mulher. Agora a submissão de artigos poderá ser realizada até o dia 30 de junho, deixando bastante tempo para os autores e autoras elaborarem seus manuscritos. As fases de seleção, com análise técnica e análise de mérito, também sofreram alterações, com novo período sendo postergado para julho e agosto, com a interposição de recurso para setembro. Em setembro e outubro a equipe da Revista realizará as revisões, normalizações, diagramações dos artigos, além da elaboração da capa e expediente da edição. O lançamento da edição comemorativa foi remarcada para novembro.

Sobre a alteração consultar o novo calendário em https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/editais/04052022_Edital_1698046_SEI_CAPES___1694573___Edital_18.pdf.



Edição comemorativa ao Dia Internacional da Mulher pela RBPG/CAPES

2022-04-05

Edição comemorativa ao Dia Internacional da Mulher pela RBPG/CAPES

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 08 de março, a CAPES lança o edital 18/2022 de chamada de artigos para compor a edição temática da Revista Brasileira de Pós-Graduação – RBPG.

Pensada e consolidada como um importante instrumento para a disseminação do conhecimento científico no âmbito da pós-graduação brasileira, a RBPG tem, desde 2004, preenchido e fomentado um relevante espaço de debate sobre as políticas públicas que incidem no Sistema Nacional de Pós-Graduação – SNPG.

Os autores e as autoras encontrarão na RBPG um espaço de discussão sobre a representação feminina na pós-graduação e nas políticas educacionais brasileiras, com o objetivo de difundir a produção científica para a igualdade de gênero.

Até 30 de abril, a RBPG receberá artigos que discutam ou analisem os papéis da cientista, da professora e da pesquisadora na construção da ciência, da tecnologia, da educação e da inovação no Brasil. Os artigos encaminhados devem indicar como pertencente a esta edição comemorativa, volume 18, número 40 de 2022.

A avaliação dos textos recebidos está prevista para maio e junho, reservando os meses seguintes para edição, capa, diagramação e lançamento da Revista. A publicação constará de até doze trabalhos selecionados. Para mais informações consultar o edital no link:

https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/editais/05042022_Edital_1670324_SEI_CAPES___1669901___Edital_18_2022.pdf







Lançada nova edição da Revista Brasileira de Pós-Graduação

2020-07-03

A edição nº 35 da Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG), editada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), foi toda produzida durante a pandemia do novo coronavírus e lançada nesta quinta-feira, 25. Com artigos de múltiplos assuntos, esta é a segunda publicação desde o lançamento da Revista 100% digital, em novembro de 2019.