O Qualis Periódicos e sua utilização nas avaliações

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

O Qualis Periódicos é um conjunto de listas contendo títulos de periódicos que tiveram publicações de docentes e discentes dos programas que fazem parte do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). A utilização do Qualis tem ocorrido na apreciação, por parte da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de propostas de cursos novos e na avaliação, com atribuição de notas, de cursos em funcionamento reconhecidos pela Capes. Apresentam-se aqui algumas reflexões sobre as elaborações das listas Qualis, uma proposta para se tentar montar uma lista única e, finalmente, a utilização do Qualis em outras avaliações que não aquelas feitas pela Capes.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Nei Yoshihiro Soma Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA
  • Alexandre Donizeti Alves Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
  • Horacio Hideki Yanasse Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
Biografia
Nei Yoshihiro Soma, Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA
Possui graduação em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos pela Universidade de São Paulo (1981), mestrado em Analise de Sistemas Aplicações pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1985), doutorado em Applied and Computational Mathematics - University of Sheffield (1992) e estágio pós-doutoral na Universidade de Bologna (1998).
Alexandre Donizeti Alves, Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
Doutor em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e bolsista de pós-doutorado do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), São José dos Campos, SP, Brasil
Horacio Hideki Yanasse, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
Doutor em Pesquisa Operacional pelo Massachusetts Institute of Technology, EUA, e professor titular da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), São José dos Campos, SP, Brasil.
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

SOMA, N. Y.; ALVES, A. D.; YANASSE, H. H. O Qualis Periódicos e sua utilização nas avaliações. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 13, n. 30, 2016. DOI: 10.21713/2358-2332.2016.v13.1128. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1128. Acesso em: 19 abr. 2024.

Seção

Debates

Publicado:

dez. 22, 2016
Palavras-chave:

Qualis. Graduate Program Evaluation. Brazilian Graduate System. Qualis. Avaliação de Programas de Pós-Graduação. Sistema Nacional de Pós-Graduação. Qualis. Evaluación de Programas Postgrado. Sistema Brasileño de Postgrado.