Estágio de docência: conciliando o desenvolvimento da tese com a prática em sala de aula

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

O estágio de docência é uma atividade obrigatória para pós-graduandos que participam do Programa de Demanda Social da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e objetiva o aprimoramento da sua formação docente. Entretanto, por vezes o pós-graduando percebe essa atividade como um desvio para o desenvolvimento de sua pesquisa. Por essa razão, os autores propõem que o estágio de docência seja norteado por três grandes desafios: a aprendizagem dos discentes sob responsabilidade do bolsista-docente; sua própria aprendizagem; e a aproximação entre a prática de sala de aula e o desenvolvimento de sua pesquisa, fazendo com que essa atividade obrigatória venha a ser importante não só para a sua formação como docente, mas também como pesquisador. Para tanto, relatam uma experiência conduzida em nível de doutorado na qual o bolsista-docente aplica o conceito de meta-avaliação – base da metodologia de seu trabalho de pesquisa – na sala de aula.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Robert Evan Verhine
  • Lys Maria Vinhaes Dantas
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

VERHINE, R. E.; DANTAS, L. M. V. Estágio de docência: conciliando o desenvolvimento da tese com a prática em sala de aula. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 4, n. 8, 2011. DOI: 10.21713/2358-2332.2007.v4.128. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/128. Acesso em: 19 abr. 2024.

Seção

Relato de Experiências Inovadoras
Palavras-chave:

Estágio de docência. Meta-avaliação. Avaliação de aprendizagem. Teaching internship. Meta-evaluation. Lerning evaluation