Epistemologia e história da Ciência em Ecologia: o passo inicial na formação do ecólogo

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Uma educação consistente sobre teoria, história e filosofia da Ciência para estudantes de pós-graduação em Ecologia pode elevar a qualidade das pesquisas nesse campo. Entender a prática científica como um processo integrado, desde a criação das hipóteses até as análises estatísticas, é importante, mas não suficiente. É relevante compreender que a atividade científica é precedida e guiada por nossa concepção sobre o conhecimento científico. Neste trabalho, discutimos o envolvimento da epistemologia e história da Ciência na Ecologia e sua importância na formação dos ecólogos, ressaltando implicações da escolha de diferentes abordagens estatísticas. Argumentamos a favor da integração de tais áreas à educação formal de ecólogos e apresentamos formas de incluí-las no currículo dos programas de pós-graduação em Ecologia.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Clarissa Machado Pinto Leite Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia
  • Juliana Costa Piovesan Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia
  • Carla Alecrim Colaço Ramos Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia
  • Tiago Jordão Porto Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia
  • Wellington Bittencourt dos Santos Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia
  • Maria Silva Cunha Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia
  • Juliana Hipólito de Sousa Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia
  • Angélica Yohana Cardozo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia
  • Jocilene Brandão Herrera Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia
  • Nei Freitas Nunes-Neto Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

LEITE, C. M. P.; PIOVESAN, J. C.; RAMOS, C. A. C.; PORTO, T. J.; SANTOS, W. B. dos; CUNHA, M. S.; SOUSA, J. H. de; CARDOZO, A. Y.; HERRERA, J. B.; NUNES-NETO, N. F. Epistemologia e história da Ciência em Ecologia: o passo inicial na formação do ecólogo. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 7, n. 14, 2010. DOI: 10.21713/2358-2332.2010.v7.13. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/13. Acesso em: 20 abr. 2024.

Seção

Debates

Publicado:

dez. 31, 2010
Palavras-chave:

História da Ciência. Filosofia da Ciência. Ensino de Pós-Graduação. Ecologia. History of Science. Philosophy of Science. Graduate Education. Ecology. Historia de la Ciencia. Filosofía de la Ciencia. Enseñanza de Posgrado. Ecología.