Interdisciplinaridade no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais do Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba – Unesp: experiências de gestão

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Resumo

A área de Ciências Ambientais é recente e emergente na pós-graduação brasileira e sua complexidade realça a importância do enfoque interdisciplinar nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão. Este trabalho apresenta um relato sobre as experiências de gestão acadêmica promotora da interdisciplinaridade no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) do Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Fez-se um levantamento dos efeitos das diretrizes de gestão para a promoção da interdisciplinaridade, no seu contexto acadêmico e social, no período de 2013 a 2015. Alguns desdobramentos dessas diretrizes estão consubstanciados nos eventos para a comunidade interna e externa da universidade, voltados para públicos específicos, como membros da academia, habitantes da região de Sorocaba e estudantes do nível médio e fundamental. As atividades inovadoras do ensino adotadas corresponderam à abordagem construtivista, integração das disciplinas e projeto estruturante. As ações de internacionalização do programa, por sua vez, incluíram o estímulo à vinda de professores visitantes de instituições de ensino e pesquisa internacionais, assim como a participação de professores e alunos do programa em atividades de intercâmbio, estágios de docência e pós-doutoramento. Um reflexo dessas ações foi o aumento relativo da produção bibliográfica interdisciplinar dos docentes e discentes em periódicos qualificados, o qual variou de 3,2%, em 2013, a 41,7%, em 2015. Tais resultados demonstram o fortalecimento do PPGCA, baseado em diretrizes para promover a interdisciplinaridade, podendo fundamentar e subsidiar as discussões de outros programas de pós-graduação do país.

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Autores
  • Leonardo Fernandes Fraceto ICTS/Unesp
  • Gerson Araujo de Medeiros ICTS/Unesp
Biografia
Leonardo Fernandes Fraceto, ICTS/Unesp
Possui graduação em Bacharelado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1997), graduação em Licenciatura Em Química pela Universidade Estadual de Campinas (2000), mestrado em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus Sorocaba junto ao curso de Engenharia Ambiental e no Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais. Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da Unesp/Sorocaba (de 06/2012 à 04/2016). Atua também como professor no Programa de Pós-Graduação em Biologia Funcional e Molecular da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Química e Bioquímica, com ênfase em Química de Macromoléculas, atuando principalmente nos seguintes temas: nanobiotecnologia, sistemas carreadores (ciclodextrinas, micro e nanopartículas poliméricas) de compostos bioativos (fármacos, pesticidas), métodos espectroscópicos de análise e RMN.
Gerson Araujo de Medeiros, ICTS/Unesp
Graduated in Agricultural Engineering, Mastership and Doctorate in Water and Soil Engineering from Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), where studied the influence of water and tropical soil management at yield and water consumption of irrigated bean, an important crop for the Brazilian diet; Expert in Drainage and Watershed Management from Universidade de Taubaté (UNITAU). In 2015, to reinforce international insertion, developed studies at post-doctoral level on economic aspects of ecosystems services at the Faculty of Agricultural, Life and Environmental Sciences (ALES), University of Alberta (UofA), in Edmonton, Canada. Since 2011 has been Professor at Institute of Science and Technology of Sorocaba (ICTS) at Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) for the graduate course in Environmental Sciences and undergraduate course in Environmental Engineering, where has developed an educational constructivist approach based on landscape analyzes, as a way to evolve the understanding of environmental complexity. Has attended several conferences, symposiums and seminars on Environmental Sciences, including topics such as environmental impacts assessment, environmental management, water and soil management and landscape analyzes. The academic production includes 10 book chapters, 57 articles, 253 conference papers and abstracts, amounting over 300 publications. The broad experience and expertise in teaching, researching and academic extension have allowed developing works approaching different social groups as rural settlements, neighborhood communities, philanthropic institutions, and high school students, addressing the popularization of science and environmental issues such as natural resources management, re-vegetation of degraded land and waste management. Therefore, this academic journey has demonstrated guidance towards the improvement of the society welfare.
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Como Citar

FRACETO, L. F.; DE MEDEIROS, G. A. Interdisciplinaridade no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais do Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba – Unesp: experiências de gestão. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 14, n. 33, 2017. DOI: 10.21713/2358-2332.2017.v14.1381. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1381. Acesso em: 19 abr. 2024.

Seção

Relato de Experiências Inovadoras

Publicado:

nov. 22, 2017
Palavras-chave:

Gestão Acadêmica. Pós-Graduação. Pesquisa. Gestión Académica. Postgrado. Investigación. Academic Management. Graduation. Research.