Mudanças nos projetos de pesquisa de mestrandos: uma contribuição para a formação de pesquisadores

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

O artigo analisa algumas mudanças qualitativas observadas nos projetos de pesquisa de mestrandos, durante o desenvolvimento da disciplina Seminários de Pesquisa da Linha Ensino-Aprendizagem (SPEA). Efetivando um espaço problematizador, a experiência de ensino pautou-se pelos princípios: a) centralidade da produção de conhecimentos e formação de novos pesquisadores; b) necessidade de a produção atender a exigências teóricas, epistemológicas, morfológicas e técnicas; c) compreensão de que a pesquisa envolve aprendizagens intensas e criativas; e d) produção coletiva. Conclui-se que a complexidade das pesquisas em Educação exige o debate sobre o significado do conhecimento científico dos processos educacionais e estudos sobre os modos de funcionamento cognitivo subjacentes à produção de conhecimentos científicos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Celia Finck Brandt
  • Priscila Larocca
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

BRANDT, C. F.; LAROCCA, P. Mudanças nos projetos de pesquisa de mestrandos: uma contribuição para a formação de pesquisadores. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 6, n. 11, 2011. DOI: 10.21713/2358-2332.2009.v6.170. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/170. Acesso em: 19 abr. 2024.

Seção

Relato de Experiências Inovadoras
Palavras-chave:

Pesquisa. Projeto de pesquisa. Formação de pesquisadores. Pós-Graduação. Research. Research proposals. Research development. Graduate study

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)