Previsão da demanda de doutores em Estatística dentro dos cursos de graduação em Estatística do Brasil

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Este artigo apresenta uma caracterização básica da formação dos docentes que lecionam em cursos de graduação em Estatística do País. Discute também a necessidade de material humano estatísticodentro desses cursos, tendo como base a situação atual da formação dos alunos dos cursos de pós-graduação em Estatística no Brasil, em termos de oferta de doutores egressos em contraposição à quantidade necessária de doutores para suprir as vagas de docentes dentro das graduações em Estatística. O estudo foi realizado por meio de procedimentos estatísticos de amostragem, e sua importância se dá em termos de planejamento estratégico, possibilitando a verificação de um real desbalanceamento entre oferta e demanda por doutoresem Estatística dentro das graduações em Estatística do País. Além disso, aponta para a necessidade de um procedimento de indução de doutoramento na área. Caso contrário, mesmo no ano de 2020, o déficit de doutores em Estatística para suprir as atuais vagas de docentes dentro das graduações em Estatística poderá perdurar.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Francisco Louzada
  • Anderson Ara
Biografia
Francisco Louzada
123
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

LOUZADA, F.; ARA, A. Previsão da demanda de doutores em Estatística dentro dos cursos de graduação em Estatística do Brasil. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 9, n. 17, 2012. DOI: 10.21713/2358-2332.2012.v9.301. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/301. Acesso em: 19 abr. 2024.

Seção

Estudos

Publicado:

dez. 18, 2012
Palavras-chave:

Teaching Professional Profile. Statistics Undergraduate Courses. Demand for PhDs in Statistics. Perfil do Profissional Docente. Graduação em Estatística. Demanda por Doutores em Estatística. Perfil del Profesional Docente. Graduación en Estadística. Demanda por Doctores en Estadística