Prêmio Capes de Tese: um parâmetro de qualidade e do comportamento dos programas de pós-graduação do Brasil

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

O Prêmio Capes de Tese mostra-se como um indicador de qualidade e do comportamento dos programas de pós-graduação por selecionar e premiar os melhores trabalhos acadêmicos de doutoramento no Brasil. Este artigo apresenta um panorama dasteses premiadas entre 2006 e 2009 e identifica os destaques entre as instituições, áreas de avaliação e regiões brasileiras. Verificou-se que a comunidade acadêmica ainda precisa explorar melhor o prêmio como parâmetro de reconhecimento da qualidade das pesquisas desenvolvidas e incentivar a inscrição de maior quantidade de teses. O Sudeste tem maior participação relativa no prêmio e maior destaque emrelação ao recebimento de menção honrosa, Prêmio e Grande Prêmio, eo Norte, ao contrário, não recebeu premiação. Foi criado o Índice Geral de Classificação Institucional e as instituições de maior destaque foram,respectivamente, USP, Unicamp, UFMG, UFRJ, UFRGS e Unesp.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Fernanda Abreu Oliveira de Souza
  • Talita Moreira de Oliveira
  • Lívia Rejane Miguel Amaral Schumann
  • Livio Amaral
Biografia
Fernanda Abreu Oliveira de Souza
123
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

DE SOUZA, F. A. O.; DE OLIVEIRA, T. M.; SCHUMANN, L. R. M. A.; AMARAL, L. Prêmio Capes de Tese: um parâmetro de qualidade e do comportamento dos programas de pós-graduação do Brasil. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 9, n. 17, 2012. DOI: 10.21713/2358-2332.2012.v9.311. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/311. Acesso em: 28 mar. 2024.

Seção

Estudos

Publicado:

jul. 31, 2012
Palavras-chave:

Prêmio Capes de Tese. Qualidade de Teses. Pós- Graduação. Premio Capes de Tesis. Calidad de Tesis. Posgrado. Capes Thesis Prize. Thesis Quality. Graduate Programs.