Pós-graduação na Amazônia: o desafio de formar (em) redes

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um breve panoramada pós-graduação na Amazônia em uma perspectiva quantitativa, possibilitando comparações com as demais regiões do Brasil, bem como esboçar algumas considerações sobre os desafios e as possibilidades da formação de redes de pesquisa em uma região de características geográficas e naturais muito peculiares. Para tanto, foram utilizados dados e indicadores nacionais da pós-graduação no Brasil, além de pesquisa sobre os meios de comunicação na Amazônia, destacando-se a Internet. Conclui-se que, apesar do considerável avanço na última década, ainda se tem uma realidade inexpressiva quando comparada à do eixo Sudeste-Sul e se acrescenta que, para o alcance de expressividade, um dos caminhos é um trabalho sistemático a partir da formação de redes.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Ronaldo de Oliveira Rodrigues
Biografia
Ronaldo de Oliveira Rodrigues
123
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

OLIVEIRA RODRIGUES, R. de. Pós-graduação na Amazônia: o desafio de formar (em) redes. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 11, n. 23, 2014. DOI: 10.21713/2358-2332.2014.v11.521. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/521. Acesso em: 19 abr. 2024.

Seção

Estudos

Publicado:

jul. 24, 2014
Palavras-chave:

Amazon. Collaborative Networks. Internet. University. Región Amazónica. Redes de Colaboración. Internet. Universidad. pós-graduação