Experiência em parceria estratégica: mestrado profissional em Engenharia Aeronáutica, ITA-Embraer

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Diante dos desafios enfrentados particularmente pelos setores aeronáutico e de defesa em nosso País nos dias de hoje, a consolidação de parcerias estratégicas que garantam uma sólida estrutura técnica e tecnológica para os recursos humanos envolvidos constitui-se em fator-chave para o sucesso do empreendimento. O Instituto Tecnológico Aeronáutica (ITA) deu o primeiro passo nesse sentido iniciando um Programa de Mestrado Profissional em Engenharia Aeronáutica com a Embraer. O presente artigo aborda os principais pontos do programa envolvendo a parceria ITA-Embraer para a realização desse programa. Acredita-se que experiências como a aqui apresentada possam servir de modelo para futuras estratégias que tenham como meta assegurar diferenciais competitivos duradouros, seja para a indústria aeronáutica, seja para a de defesa em nosso País.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Donizeti de Andrade Instituto Tecnológico de Aeronáutica
  • Paulo Rizzi Instituto Tecnológico de Aeronáutica
  • Sérgio Frascino Muller de Almeida Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

ANDRADE, D. de; RIZZI, P.; ALMEIDA, S. F. M. de. Experiência em parceria estratégica: mestrado profissional em Engenharia Aeronáutica, ITA-Embraer. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 2, n. 4, 2011. DOI: 10.21713/2358-2332.2005.v2.77. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/77. Acesso em: 16 abr. 2024.

Seção

Relato de Experiências Inovadoras
Palavras-chave:

engenharia aeronáutica. projeto aeronáutico. mestrado profissional. parceria universidade-empresa. ITA. Embraer. aeronautical engineering, aeronautical project, professional master program, university-industry partnership, ITA, Embraer.