Rumos para a formação de ecólogos no Brasil

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

O país avançou consideravelmente na formação de novos ecólogos, na produção científica de relevância internacional, na formulação de políticas ambientais e de uma legislação favorável ao desenvolvimento sustentável. Apesar disso, em locais onde há alta diversidade em espécies, tais como as regiões amazônicas, cerrado e semi-árido brasileiros, empreendimentos agropastoris e outras atividades econômicas e industriais de ampla escala têm resultado na redução considerável de ecossistemas e habitats naturais para muitas espécies, das quais a vasta maioria ainda não foi satisfatoriamente estudada, quando não é taxonomicamente desconhecida. É muito importante publicar artigos de relevância e alcançar o conseqüente reconhecimento internacional, porém é de importância semelhante discutir as conseqüências do aumento da magnitude de nossos problemas ambientais e propor a adoção de procedimentos efetivos para transformar essa realidade indesejável. As formas pelas quais isso poderia se realizar incluem o fomento em nossas pós-graduações de fóruns permanentes de discussão sobre esses problemas, a busca de alternativas realistas para sua solução em curto, médio e longo prazos, e a luta para que essas alternativas sejam explicitamente incorporadas ao rol de políticas públicas ambientais que efetivamente se concretizam.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Rogério Parentoni Martins
  • Thomas Michael Lewinsohn
  • José Alexandre Felizola Diniz-Filho
  • Francisco Ângelo Coutinho
  • Gustavo Alberto Bouchardet da Fonseca
  • Maria Auxiliadora Drumond
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

MARTINS, R. P.; LEWINSOHN, T. M.; DINIZ-FILHO, J. A. F.; COUTINHO, F. Ângelo; FONSECA, G. A. B. da; DRUMOND, M. A. Rumos para a formação de ecólogos no Brasil. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 4, n. 7, 2011. DOI: 10.21713/2358-2332.2007.v4.118. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/118. Acesso em: 27 abr. 2024.

Seção

Estudos
Palavras-chave:

Desenvolvimento da ecologia brasileira. Formação de ecólogos. Políticas públicas ambientais. Development of Brazilian Ecology. Ecologist Training. Environmental Public Policies