A formação em pesquisa segundo a opinião de alunos de um programa de pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

A Universidade tem a pesquisa como uma das atividades essenciais para o desempenho de suas funções. Poucos estudos têm abordado a formação do pesquisador segundo a visão do próprio sujeito do processo, o aluno de pós-graduação. Esta pesquisa teve por objetivo analisar a opinião de alunos de mestrado sobre seu domínio quanto às atividades de pesquisa e sobre condições necessárias para melhoria de sua formação cientifica. Foi aplicado um questionário a todos os alunos do mestrado em Física da Universidade Federal de Sergipe. Os resultados indicaram que a maioria dos respondentes avaliou positivamente seu domínio sobre etapas de realização da pesquisa. As principais melhorias sugeridas para a formação estavam relacionadas a recursos materiais (40%), ao processo de ensino-aprendizagem (20%) e a mudanças no próprio curso (20%). Tais sugestões deveriam ser analisadas pela Coordenação de Curso visando à otimização da formação do pesquisador.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Tatiana Cardoso Andrade
  • Ilka Thiziane Teixeira de Santana
  • Ana Beatriz Garcia Costa Carvalho
  • Maria Benedita Lima Pardo
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

ANDRADE, T. C.; DE SANTANA, I. T. T.; COSTA CARVALHO, A. B. G.; PARDO, M. B. L. A formação em pesquisa segundo a opinião de alunos de um programa de pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 1, n. 1, 2011. DOI: 10.21713/2358-2332.2004.v1.23. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/23. Acesso em: 18 abr. 2024.

Seção

Estudos
Palavras-chave:

formação do pesquisador. pesquisa na pós-graduação. etapas da pesquisa. education of researchers, graduate studies, research activities