Iniciação científica no ensino médio: um modelo de aproximação da escola com a universidade por meio do método científico

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Este artigo descreve o programa educacional  “Iniciação Científica no Ensino Médio: um Modelo de Aproximação da Escola com a Universidade por meio do Método Científico”, que é desenvolvido em Porto Alegre desde 1999. Trata-se de um projeto desenvolvido em colaboração com a Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PROPESQ/UFRGS), Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PROREXT/UFRGS) e Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul. Nesse programa, o método científico foi introduzido no currículo do ensino médio, de sorte a garantir um melhor rendimento dos alunos na universidade no futuro. Os estudantes, acompanhados de professores da mesma escola, vão a laboratórios da universidade (UFRGS) para aprender e desenvolver projetos de pesquisa científica em trabalhos originais aos sábados. Os estudos continuam na escola durante a semana. Fisiologia Médica foi o ponto de partida para a investigação científica. O programa é baseado no fato de que o uso do método científico para resolver problemas contextuais da vida quotidiana permite o desenvolvimento de procedimentos neurais universais para a resolução de inúmeros outros tipos de problemas. Isso se deve, em parte, ao impacto emocional que essas rotinas neurais impõem ao cérebro humano. Assim, e baseados nos resultados que vimos obtendo ao longo desses anos, acreditamos que o programa consiga desenvolver uma circuitaria cerebral autoestimulatória ligada ao sistema de recompensa do cérebro, que transforma o aprendizado em prazer, promovendo uma educação de alta qualidade.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Thiago Gomes Heck
  • Alexandre Maslinkiewicz
  • Míriam Gil Sant'Helena
  • Leonardo Riva
  • Denise Lagranha
  • Sueli Moreno Senna
  • Vera Lucia Cislaghi Dallacorte
  • Marcelo Engelke Grangeiro (in memoriam)
  • Rui Curi
  • Paulo Ivo Homem de Bittencourt
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

GOMES HECK, T.; MASLINKIEWICZ, A.; SANT'HELENA, M. G.; RIVA, L.; LAGRANHA, D.; SENNA, S. M.; DALLACORTE, V. L. C.; GRANGEIRO (IN MEMORIAM), M. E.; CURI, R.; BITTENCOURT, P. I. H. de. Iniciação científica no ensino médio: um modelo de aproximação da escola com a universidade por meio do método científico. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 8, n. 2, 2012. DOI: 10.21713/2358-2332.2012.v8.245. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/245. Acesso em: 20 abr. 2024.

Palavras-chave:

Método Científico. Ensino Médio. Ensino de PósGraduação. Scientific Method. High School Education. Graduate Education. Método Científico. Educación Secundaria. Enseñanza de Postgrado.