Vivenciando a prática docente em Química por meio do Pibid: introdução de atividades experimentais em escolas públicas

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

No presente trabalho, apresentamos um relato das experiências vivenciadas pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), do Departamento de Química da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A concepção do projeto fundamenta-se na valorização da licenciatura por meio da introdução de intervenções pedagógicas em escolas públicas, como a experimentação, que desempenha um papel fundamental no ensino de Química. As situações vivenciadas são analisadas quanto ao impacto que tais atividades podem ter na aprendizagem dos alunos das escolas atendidas pelo projeto, bem como na formação dos futuros docentes. Percebe-se que a participação dos alunos da licenciatura no projeto tem se mostrado uma oportunidade enriquecedora para a construção de uma identidade docente reflexiva e inovadora.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Karen Cacilda Weber
  • Elba Cristina Santos de Almeida
  • Maria Gardennia da Fonseca
  • Maria das Graças Azevedo Brasilino
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

WEBER, K. C.; ALMEIDA, E. C. S. de; DA FONSECA, M. G.; BRASILINO, M. das G. A. Vivenciando a prática docente em Química por meio do Pibid: introdução de atividades experimentais em escolas públicas. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 8, n. 2, 2012. DOI: 10.21713/2358-2332.2012.v8.254. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/254. Acesso em: 20 abr. 2024.

Palavras-chave:

PIBID. Chemistry Teaching. Teaching Practice. Pibid. Ensino de Química. Prática Docente Pibid. Enseñanza de Química. Práctica Docente.