O mestrado como via de formação de professores da educação básica para a pesquisa

##plugins.themes.bootstrap3.article.sidebar##

Resumo

Este texto tem por foco a educação profissional como um itinerário estratégico de formação com vistas ao desenvolvimento nacional. Revisita a evolução da educação profissional, identificando desconexões entre a pós-graduação e a educação básica e propondo novos elos de uma cadeia que deve se constituir em um eixo formativo que se inicia na educação básica e pode evoluir até ao doutorado para profissionais. Defende-se o papel estratégico que a pós-graduação tem, fundamental na formação de quadros para os diversos setores dasociedade e de professores em particular, mas também como um espaço de reflexão e prática de novos desenhos de ensino e aprendizagem,de modo não apenas a se reinventar, como contribuir com soluções educacionais para os níveis anteriores de formação em particular e para os mundos do trabalho.

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Autores
  • Menga Lüdke
  • Priscila Andrade Magalhães Rodrigues
  • Vanessa Cristina Máximo Portella
Biografia
Referências

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##


Como Citar

LÜDKE, M.; MAGALHÃES RODRIGUES, P. A.; MÁXIMO PORTELLA, V. C. O mestrado como via de formação de professores da educação básica para a pesquisa. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 9, n. 16, 2012. DOI: 10.21713/2358-2332.2012.v9.277. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/277. Acesso em: 16 abr. 2024.

Seção

Primeira Seção

Publicado:

abr. 30, 2012
Palavras-chave:

Masters Course. Research. Teachers. Educação Profissional. Pós-Graduação Profissional. Ensino Superior. Níveis de Ensino. Educação Básica. Máster. Investigación. Profesor de Educación Básica.